Previsão do tempo em Santa Catarina indica fim de semana de sol e temperaturas em elevação |
Joinville recebe certificação internacional Cidade Angels por excelência no cuidado ao AVC
-
Foto: Prefeitura de Joinville / Divulgação -
Hospital São José é reconhecido por prevenção, tratamento e reabilitação de pacientes com Acidente Vascular Cerebral
Joinville celebra mais um marco na saúde pública ao conquistar a certificação internacional Cidade Angels, que reconhece o Hospital Municipal São José (HMSJ) pela excelência no atendimento a pacientes com Acidente Vascular Cerebral (AVC). A cerimônia de entrega da premiação ocorre nesta sexta-feira (13), às 9h30, no auditório anexo à UBSF Glória, com a presença de representantes da certificação, profissionais da Prefeitura de Joinville e do HMSJ, além da Associação Brasil AVC.
A iniciativa Cidade Angels, promovida pela Boehringer Ingelheim e pela World Stroke Organization (WSO), busca melhorar o cuidado ao AVC em mais de 150 países e oito mil hospitais. Joinville se destaca como a primeira Cidade Angels de Santa Catarina, a quarta do Brasil e a sexta no mundo a receber o título.
“Essa certificação atesta que Joinville é uma cidade segura para pacientes com AVC, oferecendo cuidados de alto nível em todas as etapas, desde a prevenção até a reabilitação”, ressalta Kamila Fachola, líder da Iniciativa Angels no Brasil. Ela também destacou o impacto positivo na qualidade de vida dos pacientes e no compromisso do município com a saúde pública.
Arnoldo Boege Junior, diretor-presidente do HMSJ, enfatizou a importância do rápido atendimento ao AVC como diferencial do reconhecimento. “Quanto mais rápido o atendimento, menores são as sequelas, permitindo ao paciente retomar sua vida com mais qualidade. Esse é um benefício não apenas para ele e sua família, mas também para toda a sociedade”, afirmou.
Tema agora é abordado em escolas municipais
Antes de ser reconhecida como Cidade Angels, Joinville já se destacava no tratamento ao Acidente Vascular Cerebral (AVC), com certificações “Platinum” para o Hospital Municipal São José (HMSJ) e “Diamond” para o SAMU. Agora, a conquista do título de Cidade Angels envolve um esforço ainda maior, incluindo uma parceria inovadora com a Secretaria de Educação (SED).
Pela iniciativa, o tema AVC foi incorporado ao Mapa de Progressão de Aprendizagem da Rede Municipal de Ensino. Professores dos sétimos anos do Ensino Fundamental passam a trabalhar o tema com alunos todos os meses de julho. Capacitados para a tarefa, os educadores utilizam ferramentas como o aplicativo Riscômetro, que permite a coleta de dados para atividades práticas e teóricas em disciplinas como matemática, ciências e educação física.
Carla Moro, neurologista do HMSJ e presidente do Conselho Fiscal da Associação Brasil AVC (ABAVC), reforça que 90% dos casos de AVC podem ser evitados com hábitos saudáveis e controle da hipertensão arterial, fator de risco predominante. “A inclusão do tema nas escolas ajuda a criar um ciclo virtuoso, onde estudantes aprendem a identificar riscos e sintomas precocemente, fortalecendo toda a estrutura de atendimento à doença”, explica Carla.
Joinville já é referência nacional no atendimento ao AVC. O HMSJ conta com uma unidade especializada há mais de 25 anos e foi o primeiro município brasileiro a oferecer medicação trombolítica e realizar trombectomias desde 2011. Hoje, 65% dos casos atendidos na unidade são leves, evidenciando o sucesso da conscientização precoce.
A educação somada à excelência no atendimento garante à Joinville o pioneirismo em Santa Catarina como Cidade Angels.
Joinvasc é referência mundial
O Joinvasc, o programa público de tratamento de acidente vascular cerebral (AVC) de Joinville, é referência mundial e a iniciativa já foi replicada em capacitações e implementações em mais de 20 centros de AVC na América Latina. Também serviu de modelo para o Ministério da Saúde definir as políticas nacionais sobre AVC e participou da criação do programa de certificação de centros de AVC da Organização Mundial de AVC (World Stroke Organization – WSO).
Em 2021, o Joinvasc foi eleito o melhor programa mundial de Valor em Saúde e recebeu a certificação máxima, de centro avançado de AVC, conferido pela WSO. O programa também já foi destaque na revista americana NEJM Catalyst Innovations in Care Delivery, apontada como a maior publicação científica sobre inovações nos cuidados à saúde.
Em setembro deste ano, dando continuidade ao trabalho de excelência realizado pelo Joinvasc, a Prefeitura de Joinville ativou a nova Unidade de Hemodinâmica do Hospital Municipal São José.

Deixe seu comentário